"Architecture is like my marriage... andphotography is my delicious affair", Ismael Prata
Ismael Prata é para mim um dos jovens talentosmais promissores na fotografia de moda em Portugal. Fashion Heroines temseguido a sua crescente carreira desde o inicio e agora o fotógrafo revelaçãoacedeu em falar com o blog nas vésperas da cerimónia de entrega dos Fashionawards que nós acreditamos ser o Ismael Prata um candidato sério a uma nomeaçãonos próximos anos. Uma interessante entrevista que revela as inspirações,projectos e sonhos de um fotógrafo adicto.
O que é que o levou a tornar-se fotógrafo?
O gosto pela fotografia sempre existiu, mas nuncase tinha materializado até me ter inscrito num workshop de fotografia analógicana minha faculdade. Aí, foi-me lançado o desafio de fazer um projecto defotografia com um tema escolhido por mim. Nesse mesmo minuto decidi por impulsofazer um projecto de fotografia de moda com a minha namorada. E foi assim quecom 6 rolos tive o meu primeiro contacto com fotografia de moda. Mas a decisãosó veio um ano depois quando uma vez mais por impulso resolvi entrar numworkshop de fotografia de moda, e a partir daí procurei fotografar quase todasas semanas. Fiquei adicto. Fotografar fazia-me bem, e ainda hoje assim continua.
What’s the historybehind your decision to become a photographer?
The passion forphotography has always existed but it had never realized until I have enrolledin a photography workshop in my college. Then I was thrown the challenge ofdoing a photography project with a theme selected by me. In the same minute Idecided on impulse to do a fashion photography project with my girlfriend. Anda few days and 6 rolls after, I’ve had my first contact with fashionphotography. But the decision came only a year later when once again I decidedto go on impulse to a fashion photography workshop, and after that I’ve becameaddicted and I’ve tried to shoot almost every week. Shooting makes mefeel good since then.
O que é que pretende transmitir com as suas fotos?
Cada fotografia tem os seus objectivos, mas deforma geral e abstracta procuro sempre atingir imagens de beleza que meemocione.
What do you try toachieve with your photos?
Each photograph hasits own objectives, but generally and abstractly, I always try to achieveimages of beauty that thrills me.
O seu trabalho é mais conceptual ou emocional?
Admiro muito os fotógrafos que têm abordagens maisconceptuais, mas gosto de ver o meu trabalho como algo mais emotivo.
Is your work moreconceptual or emotional?
I really admirethose photographers who have more conceptual approaches, but I like to see mywork as something more emotional and soulful.
Queequipamento usa? O que é que gosta nesse equipamento?
Uso maioritariamente um SLR digital da Canon, dasgamas mais baixas. Estive quase um ano sem trabalhar em estúdio, uso muito luznatural sempre que possível.
What equipment doyou use? What do you like about the equipment you use?
Mostly I use adigital SLR camera, from the lower ranges. I've been almost a year withoutworking in the studio, I use lots of natural light whenever is possible.
O que é que o inspira?
Eu vejo diariamente online e em revistas de moda,nacionais e internacionais, trabalhos dos fotógrafos, estilistas e manequins quemais admiro. É tomando contacto com esses trabalhos que multiplico a minhavontade de aprender, experimentar, crescer e evoluir no mundo da fotografia demoda. A busca pela fotografia perfeita. A busca pela beleza, pela emoção visual.
What inspires youmost?
I use to see dailyfashion magazines and works of photographers, designers and models that Iadmire most. It's coming into contact with those works that I multiply mydesire to learn, experiment, grow and evolve in the world of fashionphotography. And also the search for the perfect picture. The beauty and thevisual emotion.
Quem são as suas referências? Que Fotógrafos,artistas, escritores, realizadores…?
As minhas grandes referências são provavelmentegrandes nomes da fotografia de moda como Greg Kadel, Yu Tsai, Steven Meisel,Steven Klein, Terry Richardson. Saliento ainda a forte influência do realizadorMichael Bay.
Who are your references? What about otherphotographers, artists, writers, film makers?
My main referencesare probably big names in fashion photography as Greg Kadel, Yu Tsai, StevenMeisel, Steven Klein, Terry Richardson. I note also the strong influence offilm director Michael Bay
A arquitectura e os espaços construídos são umaparte importante no seu trabalho. Que relação existe para si entre a fotografiae a arquitectura?
A arquitectura faz parte da minha formação e comotal é uma consequência directa no meu trabalho. Encontro-me neste momento adesenvolver uma tese de mestrado onde abordo a produção de arquitectura emconsequência da produção de moda, tornando ainda mais influente a mistura deambas no meu trabalho. Confessoainda que concordo com a visão de Helmut Newton que dizia “When I photograph women or fashion, my philosophyis that a woman doesn’t live against a white paper studio background, she has aworld of her own that is either in her house, in the street, in a car, by thesea or wherever I fancy to put her. ”querendo com isto procurar uma fotografia integrada no meio quotidiano. O meutrabalho procura mostrar em muito essa perspectiva mas usando um pouco da minhaformação intrínseca para obter enquadramentos arquitectónicos com linhas deforça na composição, trazendo o observador para dentro da fotografia. Acreditotambém que a arquitectura é à semelhança da moda, uma forma de representação deuma época e contexto, e dessa forma acredito que ao misturar as duas consigoretratos mais interessantes do contexto temporal actual.
The architectureand the building spaces are an important part in your work. What relationshipis there for you between photography and architecture?
The architecture ispart of my training and as such is a direct result of my work. I’m currentlydeveloping a master thesis where I discuss the production of architecture as aresult of fashion production, making the blend of both areas visible in mywork. I must confess too that I agree with Helmut Newton’s view that said “WhenI photograph women or fashion, my philosophy is that a woman doesn’t liveagainst a white paper studio background, she has a world of her own that iseither in her house, in the street, in a car, by the sea or wherever I fancy toput her. ” trying to integrate women in is day-life scenario/environment. Mywork tries to show this view too, but using a little of my intrinsic trainingin architectural frameworks, with power lines in the composition, bringing theviewer into the picture. I also believe that architecture is like fashion, away of representing a time and context, so when I mix them, I’ll probablyachieve a better portrait of our current temporal and social context.
Que área da fotografia é que gosta mais?
Moda,sem duvida alguma.
Which area ofphotography do you like most?
Fashion, without any doubt!
No seu site (http://ismaelprata.viewbook.com/ ) temuma citação famosa de Coco Chanel “ A moda passa, somente o estilo éeterno”. A fotografia pode eternizar a efemeridade da moda?
A fotografia regista o momento. A moda regista umatendência. O cruzamento das duas marca uma época, uma forma de viver.
In your site(http://ismaelprata.viewbook.com/ ) you have a famous quote by Coco Chanel “Fashion fades, only style remains the same”. Do you think photography helps tobecome ephemeral fashion in eternal?
The photographrecords the moment. Fashion notes a trend. The blend of both marks an epoch, away of life.
Há alguém que gostaria de fotografar em especial?
Sem dúvida, algumas modelos como RosieHuntington-Whiteley, Candice Swanepowel, Abbey Lee Kershaw, Miranda Kerr...
There is anypersonality that you would like to photograph?
Yes, undoubtedly,Rosie Huntington-Whiteley, Candice Swanepowel, Abbey Lee Kershaw, MirandaKerr...
Qual ou quais os trabalhos que gostou mais de fazer?
É complicado escolher. A melhor manequim com quemjá trabalhei foi a Alina Boyko, mas eu ainda era muito amador nessa altura.Acho que ainda não tenho um trabalho que consiga destacar dos restantes. Gostode pensar que o melhor ainda está para vir.
What are the Workswhich you did that you liked most?
It's hard to say.The best model I've worked with was Alina Boyko, but I was still very amateur.I guess I still do not have a job that can detach from the rest. I rather think thatbest is yet to come.
Que projectos é que tem sobre os quais gostaria denos falar?
Estou a procurar actualmente abordar um sonho maisantigo que a fotografia de moda. O vídeo de moda é um sonho desde que tivecontacto com os primeiros vídeos do género realizados por Michael Bay em 2004.
Do you have anycurrent projects? If so, what are they about?
I am currentlylooking for a dream older than fashion photography. The fashion videos are adream since I’ve noticed the first video of it’s directed by Michael in 2004.
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www.facebook.com/pages/Ismael-
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